segunda-feira, agosto 29, 2011

O Medo Global

Os que trabalham têm medo de perder o trabalho.
Os que não trabalham têm medo de nunca encontrar trabalho.
Quem não tem medo da fome, tem medo da comida.
Os automobilistas têm medo de caminhar e os pedestres têm medo de ser atropelados.
A democracia tem medo de recordar e a linguagem tem medo de dizer.
Os civis têm medo dos militares, os militares têm medo da falta de armas.
É o tempo do medo.
Medo da mulher à violência do homem e medo do homem à mulher sem medo.

quarta-feira, agosto 24, 2011


Seminário
TRANSPORTE, TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA

Data: 29 de Agosto

Horário: das 08 às 18horas

Local: CREA-MS

Valor da Inscrição: 02 Kg de Alimento não Perecível
INFORMAÇÕES: (67) 3389-5569 - (67) 3389-5543- (67) 3028-6940
Inscrições pelo site: www.sehac.ms.gov.br

terça-feira, agosto 23, 2011

3º Salão de Artes Horizontes da Arte - 24 a 04 de agosto

 Aurora Alves, Elder Alves, Maycon Ortega
Instalação pronta
 "Jardim dos cataventos"

  3º Salão de Artes Horizontes da Arte - a partir de 1/07


Cada artista ganhador do prêmio receberá R$ 2 mil, e ainda, uma única obra vencedora do Prêmio Cidade Morena (que inclui todas as modalidades), receberá o prêmio de R$ 3.500,00.




O 3 º Salão de Artes “Horizontes da Arte – Prêmio Cidade Morena” faz homenagem à Sila Passarelli e será realizado pela Prefeitura de Campo Grande, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac). O edital para os artistas interessados em participar foi publicado no Diário Oficial do município da última terça-feira (3). O evento será no Armazém Cultural, entre os dias 24 de agosto e 4 de setembro.

As modalidades consideradas para o Salão são: Pintura, Pintura Digital, Escultura, Arte Objeto e Fotografia, ou uma obra nas modalidades Instalação e Vídeo Arte, com tema livre. Para obras da modalidade Instalação, o artista deverá apresentar um só trabalho. 

E estou divulgando este evento porque EU, Maycon Ortega vou estar participando na categoria INSTALAÇÃO, em auxilio e do participante e grande amigo, Elder Alves, com a TEMÁTICA "O JARDIM DOS CATAVENTOS".
Que por sinal está muto bonita a instalação e recomendo a visita,

Não percam pessoal, Bom FIM de semana e APROVEITEM O  FERIADO.

quinta-feira, agosto 18, 2011

A Amigos

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante.

A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.

Para isso, só sendo louco! Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.

Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos.

Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.

Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois ao vê-los loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

terça-feira, agosto 16, 2011

Liberdade.

Qual o sentido da "liberdade" ?
O que é ser livre, livre de pensamentos, livre de atitude, livre de sentimento.


Uma causa espontânea é uma causa não motivada por algo exterior e sim uma própria decisão sua, apesar de depender de algo como dinheiro ou bens materiais, sua decisão o torna livre.

Para Descartes, age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas em escolha. Quanto mais claramente uma alternativa apareça como a verdadeira, mais facilmente se escolhe essa alternativa.
Pessoas que não buscam informações, têm mais dificuldades para identificar as inúmeras alternativas que existem, pois alternativas são frutos da aquisição dessas informações.

Essa vontade não deve ser bloqueada por nenhum tipo de heteronomia. O livre arbítrio deve ser utilizado de forma pura para que não dependa de nada com relação à lei. Portanto a pessoa dotada de liberdade, ou seja, sem intervenções de outrem, pode fazer uso desta, porém o fará com maior clareza se seu conhecimento e consciência de sua liberdade existir.

O conhecimento é o grande agente equilibrador das ações humanas e, em consequência, ao ampliar os domínios da consciência, é o que faz o ser mais livre.

Para Jean-Paul Sartre, a liberdade é a condição ontológica do ser humano.Sua tese é: a liberdade é absoluta ou não existe.
A liberdade humana revela-se na angústia. O homem angustia-se diante de sua condenação à liberdade. O homem só não é livre para não ser livre, está condenado a fazer escolhas e a responsabilidade de suas escolhas é tão opressiva, que surgem escapatórias através das atitudes e paradigmas de má-fé, onde o homem aliena-se de sua própria liberdade, mentindo para si mesmo através de condutas e ideologias que o isentem da responsabilidade sobre as próprias decisões.


No geral, ser livre é ter capacidade para agir, com a intervenção da vontade.

 No livro A Sociedade do Espetáculo, Guy Debord, ao criticar a sociedade de consumo e o mercado, afirma que a liberdade de escolha é uma liberdade ilusória, pois escolher é sempre escolher entre duas ou mais coisas prontas, isto é, pré-determinadas por outros. Uma sociedade como a capitalista onde a única liberdade que existe socialmente é a liberdade de escolher qual mercadoria consumir impede que os indivíduos sejam livres na sua vida cotidiana. A vida cotidiana na sociedade capitalista se divide em tempo de trabalho (que é não-livre, submetido à hierarquia de administradores e às exigências de lucro impostas pelo mercado) e tempo de lazer (onde os indivíduos tem uma liberdade domesticada que é escolher entre coisas que foram feitas sem liberdade durante o tempo de trabalho da sociedade). Assim, a sociedade da mercadoria faz da passividade (escolher, consumir) a liberdade ilusória que se deve buscar a todo o custo, enquanto que, de fato, como seres ativos, práticos (no trabalho, na produção), somos não-livres.

MUTIRÃO DE BIOCONSTRUÇÃO!


Mutirão de Bioconstrução
  Dias 26, 27 e 28 de AGOSTO

Construção de alojamento da Estância Quinta do Sol, em taipa de mão e telhado de palha de indaiá.
  
Transporte:
Transporte próprio: com 80 reais em gasolina inclui a ida e volta, ou seja, dividindo por 5 ficarão 16 reais para cada um, dependendo do tipo de carro. Ao fazer sua inscrição, avise se pode oferecer carona ou se precisa de uma vaga em um carro. A saída, pra quem não sabe como chegar, será às 6h da sexta, em local a combinar. O retorno será no domingo ao final da tarde.

Alimentação:
Levar itens para contribuir com a alimentação: arroz, óleo, feijão, macarrão, trazer coisas que gosta de comer e beber no café da manhã, e algum tipo de mistura, dando preferência para verduras, legumes e frutas. A contribuição também pode ser em dinheiro. 
A elaboração das refeições será feita pela equipe da Estância

Importante: 
Não serão permitidas bebidas alcoólicas. 
Levar roupas resistentes para trabalho, calçados fechados, chapéu, roupas de frio e de calor, instrumentos musicais.

Alojamento:
Levar roupa para cama (cobertor, travesseiro e lençol) terá alojamento para todos.
Teremos um feriadão bem agradável, aprendendo, colaborando e celebrando!
  
Conheça a localização e o instituto pelo site:

3042-5291 e 9279-8074 (Tatiane) 

quinta-feira, agosto 11, 2011

...

“A manipulação e a utilização sectária da informação deformam a opinião pública e anulam a capacidade do cidadão para decidir livre e responsavelmente. Se a informação e a propaganda são armas de enorme eficácia nas mãos dos regimes totalitários, também não deixam de o ser nos sistemas democráticos; quem domina a informação, domina de certa forma a cultura, a ideologia e, portanto, também controla em grande medida a sociedade.”  
 (Noam Chomsky)

terça-feira, agosto 09, 2011

Ato Público Em defesa dos Povos Indígenas

convite para o Ato Público que acontecerá no dia 13 de agosto de 2011. (sábado)
Em defesa dos Povos Indígenas de Mato Grosso do Sul.

A Partir das 9h na Rua Barão do Rio Branco esquina com a Rua 14 de Julho. 

Contamos com a presença de todos.

Hoje é dia de ir no CREA-MS as 19Horas

segunda-feira, agosto 08, 2011

A LUZ NO FIM DO CURSO !

È, a luz no fim do curso, o ultimo trabalho que você vai fazer, com todo o conhecimento adquirido ou não, no decorrer desses 5 anos... 5 anos de faculdade, 10 semestres, pra mim foram 12 semestres !
É muito tempo.
E o quanto nos mudamos nesses 5 anos, estou muito mais maduro e responsável, a faculdade pra mim esta tão diferente, coisas que agente poderia estar fazendo dês do primeiro segundo ano, só esta acontecendo agora no meu ULTIMO ANO ! que pena... melhor assim , antes tarde do que nunca !

Bom, esses dias eu estava limpando meu quarto, que continua bagunçado mas limpo agora, e estava vendo os projetos e trabalhos que nos vamos fazendo ao decorrer do curso,
e os melhores eram os do 1ºano, onde agente ainda não tem paradigmas nem regras que fazem seguir uma "receita pronta" na arquitetura, são trabalhos com um conceito básico, e belo de tão simples, mais com um significado grandioso para mim.
Recordei trabalhos que estou reciclando também, algumas ideias que antes eram bobas, agora podem ser grandes ideias com algumas mudanças, sei que posso aplicá-las em qualquer outro trabalho agora. Ainda mais depois de um curso de PERMACULTURA E BIOCONSTRUÇÃO que eu fiz, que me abriu mais a cabeça para algo que eu já havia visto.
Dentro desses 5 anos de faculdade fiz ótimos amigos, amigos que vou levar para o resto da vida, que eu me espelhei e me fizeram crescer, sou muito grato a eles.
E o Centro Acadêmico, que foi uma conquista para nos, mesmo com o trabalho no escritorio, filha, família, TFG, lazer(cerveja) e alguns trabalhos por fora, NÓS, que eu digo todos os integrantes do centro acadêmico, conseguimos fazer muita coisa, e agora não é mais tão difícil como no começo, mais também não é para qualquer UM estar do nosso lado.
Nos do CA de arquitetura, o centro acadêmico mais antigo da faculdade, que um dia já foi DA, DIRETÓRIO ACADÊMICO, lá na época que o professor Emanuel era jovem. (risos)
Nos que somos o C.A. mais independente e ativo para o curso, dentre os CA's da faculdade.
E vamos continuar trabalhando e levantando a bandeira do MOVIMENTO ESTUDANTIL para os novos calouros de arquitetura, que um dia podem estar aqui agindo e fazendo algo para melhorar, você e o próximo.

O que fazer depois de formado ?
Essa é a questão para muitos, é o que gera um desespero no final do 8º semestre, eu já pensei varias vezes em desistir, não é fácil ser um BOM ARQUITETO ou um ARQUITETO BOM, do que se um simples graduado em arquitetura.
Eu estou em uma faze ótima, procuro não pensar nisso mais existe algo acontecendo no agora, no hoje, que me deixa feliz em pensar que isso pode se transformar em um sonho, DAR AULA,
eu não sei o porque mais estou amadurecendo essa ideia, não conheço o caminho direito mais, um mestrado, de quem sabe um doutorado, e em que ramo seguir ?
eu vou deixar uma palavra. ARQUITETURA VERNACULAR

essa foto é de hoje, dia 8 de agosto na hora do almoço,
dia do trote, noturno, passei no CA para deixar alguns materiais.


e quem leu tudo e gostou comente ai!

TROTE ARQUITETURA noturno 2011.2

Trote estudantil (ou simplesmente Trote) consiste em um conjunto de atividades para marcar o ingresso de estudantes no ensino superior, que podem ser leves (brincadeiras) ou graves (humilhações ou agressões).
Costuma ocorrer nos dias de calourada (que acontecem no início de um semestre ou ano letivo) em escolas, faculdades e universidades pelos estudantes mais antigos (denominados veteranos) nos recém-chegados (denominados calouros ou bixos). Porém o trote também costuma acontecer na escola depois da calourada, principalmente nos calouros que não compareceram a ela.
E é frequente também, mesmo depois da época de calourada, trotes fora da instituição de ensino, principalmente em casas de república (onde dormem juntos os alunos que vieram de outras cidades), uma vez nestes locais a escola ou universidade não tem controle e não pode emitir ocorrências ou execuções.

A palavra "trote" possui correspondentes em vários idiomas, como trote (espanhol), trotto (italiano), trot (francês), trot (inglês) e trotten (alemão). Em todos estes idiomas, e também em português, o termo se refere a uma certa forma de se movimentar dos cavalos, uma andadura que se situa entre o passo (mais lento) e o galope (mais rápido). Todavia, deve ser lembrado que o trote não é uma andadura normal e habitual do cavalo, mas algo que deve ser ensinado a ele (muitas vezes à base de chicotadas e esporadas). Da mesma forma, o calouro é encarado pelo veterano como algo (mais que um animal, mas menos que um ser humano) que deve ser domesticado pelo emprego de práticas humilhantes e vexatórias; em suma, o calouro deve "aprender a trotar".
Da mesma forma, denominar o calouro de bixo (ou bixete, se for mulher), parece querer indicar "que o calouro deve ser humilhado a ponto de nem mesmo merecer que a palavra bicho seja escrita corretamente" (Zuin, 2002, p. 44).
 trote matutino 2011


 VAMOS PARTICIPAR GALERA !!!
HOJE A NOITE NA UNIDERP PARA O CRAJUBAR !!!

REUNIÃO  NO CENTRO ACADÊMICO AS 19 HORAS DOS VETERANOS !!!

PRECISAMOS DE
- PANDEIRO
- MEGAFONE
- BASTANTE VETERANOS

quinta-feira, agosto 04, 2011

Praça do Radio Clube neste sabado !

OBAH !!  Feira do Bem Estar, na Praça do Rádio Clube, neste sábado, a partir das 9h. Cartaz anexo. É um evento bem bacana que traz temas voltados à saúde e qualidade de vida.

quarta-feira, agosto 03, 2011

OIYPÊ !

EM DIAS ESQUISITOS, DE TEMPO RUIM, FECHADO, DE NEBLINA LEVE, FRIA E SECA, SEMPRE VAI TER ALGO BELO PARA TE ENCHER DE ENERGIA BOA.

BOM DIA A TODOS.

E enfim o sol abriu, deixando o que já é belo mais bonito, adoro o sol, o calor,
trazendo energia e renovando meu dia. e hoje, esse dia da foto, está tão bonito, me enche de alegria e ótimas memórias de dias atras.

Você sabia que 75% da energia do BRASIL vem do SOL ?

segunda-feira, agosto 01, 2011

ATA da REUNIÃO 2.8.2011 - cacau uniderp

Bom galera, depois das ferias ou não né, eu por exemplo não tive ferias, no serviço nem em casa com a mulher... mais fiz um curso muito com de 5 dias que valeu muito a pena (permacultura e bioconstrução com a Adriana Galbiati).
E para volta as aulas o centro acadêmico vai se reunir dia 2 e em outra data antes do inicio das aulas entre 5 e 7 de agosto.
Essa primeira reunião vamos fazer uma retrospectiva do semestre e definir alguns objetivos para este semestre. essa é a parte séria.
To com muita saudade da galera e um pago gostoso e extrovertido e uma cerveja no CRAJU não vai falta.
Bom vou postar aqui no blog o que esta faltando a um bom tempo, os assuntos discutidos nas reuniões, gostaria muito de ter alguém me ajudando mais... enfim, isso é uma coisa que vai dar muito mais valor a esse blog, eu to perdendo o medo de escrever aqui (tirando os meus erros de gramatica) então devo eu tomar a iniciativa de chegar a esse nível.

E como o prometido.

Campo Grande – MS, 05 de agosto de 2011.
Ata da Reunião 

Trote 08/08
* Todos do CA devem procurar estar na UNIDERP a partir de 18h.
* O Craju fornecerá R$ 0,20 de desconto por cerveja, porém para esse desconte ser efetivo apenas o Daniel pode retirá-las.
* O Daniel tentará conseguir o megafone e caso não consiga Paola tentará arrumar.
* Maycon Jézus está responsável de comprar umas canetas delícias, foi passado a ele então R$ 20,00.
* O manual do Calouro será dado em troca do dinheiro (mínimo R$ 5,00) do trote
* Luciana passou para o Daniel R$ 100,00 para impressão dos adesivos de conscientização e manual do calouro, e pagar dívidas na copicad



Camiseta
* Ana deve mandar email a todos pedindo para levarem sugestões de camiseta para serem revendidas no CACAU.


Palestra sobre pesquisa e extensão
* Paola está responsável por conseguir um espaço para as palestras.
* Maycon Jézus conversará com Alan sobre as palestras.
* Daniel se responsabilizou por providenciar o palestrante, já conseguiu um e verá até quando ele está disponível.

Computador CA
* Paola pedirá outro ofício para conseguirmos um computador para o CACAU.

Evento quinzenal
* Para o evento quinzenal a primeira opção é uma visita ao museu com um Professor (de preferência o Emannuel) e após a visita, tomar terere no Parque para uma discussão sobre arquitetura.
* Ana e Werther correr atrás dos documentos para realizar o cineminha na UNIDERP.

Integrante
* Bruna foi adicionada como Diretora do Patrimônio. E sua primeira responsabilidade como integrante do CA é ver itens relativos a viagens para algum lugar.


Confraternização do CA
* Foi marcado um almoço, cujo o cardápio só será divulgado dois dias antes, na casa do Werther no dia 21/08 um domingo.