quarta-feira, março 02, 2011

Arroz torna o Cimento mais Forte

edifícios antigos com arroz na argamassa1 Pesquisadores Descobrem que o Arroz torna o Cimento mais Forte
Criar estruturas sustentáveis, duradouro e ecológicas é o cerne da arquitetura ambientalmente de hoje.  Porém muitos dos construtores antigos, já o faziam isso há mais de 2000 anos atrás. Você sabia disso?
Estudos recentes de estruturas de época da dinastia Ming na China descobriram que o segredo de sua força  e estabilidade duradouras é uma mistura pegajosa de arroz para a argamassa.
Construtores chineses começaram a acrescentar amido de arroz e misturando na argamassa de cal  (utilizado pelos antigos como cimento) em torno de 1.500 anos atrás. Os construtores descobriram que eles adicionavam esta mistura para fortalecer o cimento e só agora nós descobrimos que eles realmente estavam certos. Cientistas que estudam os túmulos, pagodes e muros da cidade  que ainda está de pé até hoje  descobriram que todos eles incluiu este ingrediente mágico, e já resistiram há muitos terremotos.
Então, o que torna o arroz pegajoso como uma adição perfeita a argamassa? Bem, especificamente, é a amilopectina, um polissacarídeo encontrado em alimentos ricos em amido, que combina com o carbonato de cálcio na cal que forma uma mistura resistente e de muita força. Os cientistas testaram receitas  de argamassa que continham a mistura arroz pegajoso e descobriram que até então nada mais se comparava a esta mistura para construção de  estruturas na antiguidade.
Embora, é improvável que os construtores modernos  utilizem papa de arroz em seus projetos de construção, fica a esta incrível lição. Com estudo de materiais orgânicos e pesquisa para o desenvolvimento de materiais mais ecológicos, é certo de que descobriremos meios e formas de construir grandes estruturas com custo baixo e com menor impacto ao meio ambiente. “É só lembrarmos da teia de aranha que é mais resistente do que o aço se comparando na mesma proporção

2 comentários:

  1. Cara, que massa!!! Tanta coisa para aprender ainda... dia após dia!!!
    Os antigos sempre serão os mais sábios.

    ResponderExcluir
  2. a história sempre ensina alguma coisa...

    ResponderExcluir

EI, clica ali no link (seguir) ok!