sexta-feira, março 04, 2011

Museu Iberê Camargo - Álvaro Siza

O arquiteto Álvaro Siza Vieira nasceu em 1933, na cidade de Matosinhos, em Portugal. Entre 1949 e 1955, estudou na Escola de Arquitetura da Universidade do Porto, onde mais tarde veio a lecionar. No início de sua carreira, colaborou com o arquiteto Fernando Távora e logo se empenhou em um projeto coletivo do período: não ser tradicionalista e não ignorar suas raízes.


Desde essa época, o trabalho de Siza não admite rótulos. Um olhar retrospectivo sobre sua produção permite identificar temas, tipologias e formas recorrentes, mas o arquiteto está continuamente buscando o novo - efervescência que pode ser constatada a partir dos muitos esboços e croquis que realiza.

Selecionado para projetar o Museu Iberê Camargo, em Porto Alegre, Álvaro Siza demonstrou toda sua vitalidade criativa: o projeto foi condecorado com o Leão de Ouro na 8ª Bienal de Arquitetura de Veneza, um dos mais importantes eventos do ramo. Luz, textura, movimento e espaço são cuidadosamente explorados no projeto, que favorece a relação direta entre o espectador e a obra de arte e torna o contato com o trabalho de Iberê Camargo ainda mais rico.












Primeiro projeto assinado por Siza no Brasil, o prédio que abriga a nova sede da fundação Iberê Camargo começou a ser construído em 2003, na Av. Padre Cacique, às margens do lago Guaíba, e é um dos mais desafiadores empreendimentos culturais do país.


Fonte: Vitruvius



www.vitruvius.com.br/revistas/read/projetos/08.093/2924

Veja mais no link: imagens, fotos, plantas e cortes

2 comentários:

  1. Lindo, com o pôr do sol refletindo no Guaíba ele fica mais espetacular ainda.. e é na minha terra ;) Bjo, Ro

    ResponderExcluir
  2. Esse português é fera mesmo!

    ResponderExcluir

EI, clica ali no link (seguir) ok!