sábado, julho 09, 2011

OS GRANDES ARQUITETOS #3 - Daniel Libeskind

Podemos resumir a arquitetura de Daniel Libeskind com uma frase, “Minha obra fala de vida a partir da catástrofe”. É isso que o menino que fugiu de uma Polônia Nazista, foi para Israel, estudou música, se tornou um cidadão americano e largou a música pela arquitetura, mostra em suas obras. A mais marcante delas é o Museu Judaico de Berlim (temos um post aqui no blog), chamado por Libeskind de “Between the Lines”, porque contem duas linhas de pensamento. Para ele esse era um projeto que não precisa de uma pesquisa sobre o programa, ele viveu a história dos judeus e sabia o que precisava ser mostrado.

Museu Judaico de Berlim – © simmons2
Aos 52 anos, Libeskind trabalhava quase que exclusivamente como professor, e com isso influenciou toda uma geração de arquitetos. Para ele os novos arquitetos devem pensar por si e não caírem na mesmice, a vida é muito complexa e muita rica para haver apenas uma resposta para tudo.

Libeskind com sua arquitetura desconstrutivista traz em sua linguagem ângulos imponentes, espaços labirínticos, planos inclinados, geometrias que se intersectam, plantas em ziguezague, tudo isso torna os seus projetos únicos.

Vitra – São Paulo – © Daniel Libeskind
Apesar de ser conhecido pelos grandes museus que projetou, ele fez também muitas obras residenciais desde casas a edifícios, porem nesses edifícios a quantidade de planos inclinados não é tão chocante, talvez pela limitação da função, como pode ser visto do próprio edifício residencial que projetou para a cidade de São Paulo (Vitra), os planos inclinados existem, mas são bem mais tímidos.

Hoje o que mais se houve falar sobre Libeskind, é seu projeto para o Plano Diretor do antigo terreno do World Trade Center, que esta em construção no momento. O local será transformado em um complexo, que terá um memorial com cachoeiras, um museu subterrâneo, um centro de visitantes, espaço comercial, um centro especial de trânsito e quatro torres de escritório em espiral até a altura da Torre da Liberdade.

Memory Foundations – © Daniel Libeskind


Nenhum comentário:

Postar um comentário

EI, clica ali no link (seguir) ok!