terça-feira, julho 19, 2011

Os Grandes Arquitetos #4 - COOP HIMMELB(L)AU

A COOP HIMMELB(L)AU é uma cooperativa que atua nas áreas da arquitetura, urbanismo, design e arte. Fundada por Wolf D. Prix, o único arquiteto ainda presente na atual formação do escritório, Helmut Swiczinsky, e Michael Holzer em Viena, na Áustria em 1968.

BMW Welt © Philip Bradford – Veja o post sobre essa obra aqui
O escritório atua com uma linha de arquitetura desconstrutivista e ganhou destaque internacional através de Peter Eisenman, Zaha Hadid, Frank Gehry e Daniel Libeskind com a exposição de 1988, “Deconstructivist Architecture” no Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA). Seus trabalhos abrangem desde prédios comerciais até projetos residenciais. Possuem projetos em países como a Alemanha, Armênia, Egito, França e China. Atualmente COOP HIMMELB(L)AU emprega uma equipe de 150 pessoas de dezenove nações. O nome COOP HIMMELB(L)AU é de origem Alemã e é a junção de duas palavras. Uma Coop, que é a abreviatura para a palavra cooperativa no ramos dos negócios, que em inglês é co-op. E o termo Himmelblau, que sua tradução é “Céu Azul” ou também “Construção Celestial”.

Akron Art Museum © Bryan Chang – Veja o post sobre essa obra aqui

OS FUNDADORES

Wolf D. Prix (1942 – *)
(Co-Fundador/ Principal Designer/CEO)
Wolf D. Prix, nascido em Viena em 1942, foi co-fundador da COOP HIMMELB(L)AU e é o nome mais importante da cooperativa. Ele estudou arquitetura na Universidade de Tecnologia de Viena, na Associação de Arquitetura de Londres (Architectural Association of London), e do Instituto de Arquitetura da Califórnia do Sul (SCI-Arc), em Los Angeles. Em 1993, Wolf D. Prix foi nomeado professor de Arquitetura na Universidade de Artes Aplicadas de Viena, na Áustria. Desde 2003, ele foi chefe do Instituto de Arquitetura, o chefe do Prêmio Studio, e serve como vice-reitor da universidade.

Helmut Swiczinsky (1944-*)
(Co-fundador)
Nascido em Poznan, na Polônia, em 1944 e mudou-se para Mautern em Viena, onde vive atualmente. Ele é casado com Hilda Swiczinsky com quem teve três filhos. Estudou Arquitetura na Universidade Técnica de Viena, e concluiu o curso na Associação de Arquitetura (Architectural Association of London) em Londres. Em 1973 trabalhou como professor na Associação de Arquitetura em Londres.
É também um membro permanente da Academia Européia das Ciências e das Artes, com sede em Salzburgo. Foi um dos fundadores da COOP HIMMELB(L)AU, onde se tornou diretor e em 2007, já com mais de 60 anos, aposentou-se como um parceiro da cooperativa.

Michael Holzer
(Co-fundador)

Foi um dos fundadores deixando a COOP HIMMELB(L)AU em 1971.


DIREÇÃO ATUAL

A direção atual conta com Wolf D. Prix como Principal Designer e CEO, Wolfdieter Dreibholz como CEO E CFO, Harald Krieger como CFO e Karolin Schmidbaur como Designer.

Da esq. para a dir. Wolfdieter Dreibholz, Harald Krieger e Karolin Schmidbaur – (fonte: Site) © Coop Himmeublau

Um comentário:

  1. Bom dia,

    Sou André do Blog Arktetonix. Fiquei contente pelo fato de publicarem um post meu aqui no blog de vocês. Obrigado mesmo.

    *A única coisa que solicito é que não façam mais o hotlink das imagens que eu hospedo no meu servidor. Grato.

    ResponderExcluir

EI, clica ali no link (seguir) ok!