segunda-feira, setembro 05, 2011

Arquiteto que projetou o Horto Florestal diz que dogueiros vão 'comer o Horto todo'



Formado em Arquitetura e Urbanismo em 1977, Élvio Garabini é autor do projeto de vários pontos de referência em Campo Grande, como o Horto Florestal, o Museu do Índio, o Hemosul, o prédio da Secretaria de Fazenda, além do paisagismo da Avenida Afonso Pena, e mora atualmente na Capital, no bairro Vilas Boas, em uma casa que ele mesmo projetou.

Após 18 anos de inaugurado, um dos cartões postais projetados por Élvio está prestes a sofrer uma intervenção radical em sua proposta de uso: o Horto Florestal vai abrigar os “dogueiros”, vendedores de lanches da Avenida Afonso Pena, no local onde funcionava uma pista de bicicross. 

Midiamax: Como você, enquanto autor do projeto do Horto Florestal vê a remoção dos “dogueiros” da Avenida Afonso Pena para a pista de bicicross?

Élvio: Pra mim, é uma questão histórica. Eu morei no Horto, o meu pai era funcionário público municipal. A gente se mudou de lá na década de 60. Eu conheço o lugar como a palma da minha mão. O prefeito deveria ao menos ter me avisado ou perguntado sobre o que eu achava, se eu tinha uma proposta diferenciada. Quando eu morava lá, não tinha a pista que separava as duas partes, por isso eu construí a ponte, para ligar a parte nova com a parte velha. Então tudo ali tem um sentido pra mim e um sentido histórico. Pra quê tirar os “dogueiros” da Afonso Pena para colocar ali? Se fosse assim, no Rio de Janeiro não teria nenhuma barraca mais no calçadão, de água de coco, milho verde. Eu ouvi falar em 529 vagas. Cada barraca com direito a 25 metros quadrados, vai “comer” o Horto todo. É um cartão postal, é capa de lista telefônica, está publicado em livro bilíngüe da USP. Eu não estou defendendo a manutenção das coisas no Horto, eu acho que tem que ser mudado gradualmente, não assim dessa forma.

Midiamax: E em relação ao uso do Horto Florestal, você acha que ele é bem aproveitado pela população?

Élvio: Eu acho que está abandonado. Mas se assim está, é porque não tem um gestor. Depois de dez ou doze anos eu pensei que fossem atualizar. Mas não. Não vê o orquidário? Está abandonado. Quando me chamaram para fazer o projeto, eu ouvi a população. O pessoal fez os desenhos, várias entradas, deram idéias, e foi inaugurado em 1993. É útil para uma pista de bicicross. Agora, para lanches eu não sei, tem uma via rápida ao lado, é um lugar perigoso. Eu achei estranho. O Horto Florestal faz parte do Centro da cidade, mas onde ele entra no plano de revitalização do centro da cidade? Esse projeto foi feito para ser aplicado ao longo de vinte anos, mas nesse tempo muita coisa muda.

Midiamax: Você foi um dos consultores do Plano Diretor do Município. Ele é respeitado pelas construtoras?

Élvio: O plano diretor de Campo Grande foi feito às pressas e as empresas não o respeitam. Quem conhece o plano diretor não acredita nele, não impõe respeito. Se respeitassem não construiriam, por exemplo, prédios em fundo de vale, como os da Plaenge, na frente do Shopping Campo Grande. Aquilo ali é um absurdo. A lei do uso do solo não permite isso. Aprovou o projeto do uso do solo antes do plano diretor, o que não tem nada a ver.

Midiamax: E em relação às obras da cidade?

Élvio: Campo Grande tem um projeto urbanístico que eu chamo de rodoviarista. As obras são todas focadas em estradas, nada de monumentos. O parque do Sóter, por exemplo. Fizeram drenagem do córrego, gerou uma erosão enorme, a população reclama e nada. Um parque cheio de grades, desfigurado, tem até um playground fechado dentro do parque. “Parece que vão fazendo as obras e não pensam, não há um ordenamento. Sobre a praça Ary Coelho, vou te dar um exemplo. Um ambientalista morava em Marília, onde existia uma praça, cheia de flamboyants, e as pessoas ficavam ali embaixo, aproveitando a sombra. E depois de uns dez anos um ambientalista voltou à cidade e achou estranho porque as árvores não estavam mais lá. E ele perguntou: por que tiraram as árvores dali? E disseram para ele que era porque muitas pessoas ficavam embaixo das árvores, à toa. E ele perguntou: mas e agora, onde estão essas pessoas? E falaram para ele que elas estavam em outra praça, a duas quadras dali. Ou seja, não adianta colocar grades na Ary Coelho, é um ponto de passagem para as pessoas, é um lugar de uso público. Vão ao menos aumentar as calçadas? 

Midiamax: Sobre a quantidade de prédios em Campo Grande, é possível uma cidade com menos de um milhão de habitantes ter essa crescente verticalização?

Élvio: A cidade não pode crescer e se desenvolver tendo vazios no meio dela. Da região central até as Moreninhas, por exemplo, quantos hectares tem? É uma quantidade exagerada de prédios. No ano 2000 disseram que Campo Grande teria um milhão de habitantes. O IBGE acabou de lançar que estamos perto dos 800 mil ainda. Pra quê tantos prédios gigantes, com dez andares? Nem temos habitantes para isso, a cidade cresce a uma média de 1,6 % ao ano. Não é necessário. Precisa afogar ainda mais o trânsito na Via Park com aqueles prédios construídos ali? Imagine 400 apartamentos. Serão mais 400 carros em uma garagem, 400 carros a mais na região, sendo que a cidade tem outros espaços além daqueles.

Um comentário:

EI, clica ali no link (seguir) ok!